segunda-feira, 31 de agosto de 2009

MAGNÉSIO



MAGNÉSIO
O SAL MINERAL QUE COMANDA A VIDA.

*Para que serve o Magnésio? Venha conhecê-lo neste artigo.

Os nossos antepassados comiam pão com trigo completo, mais escuro, mas repleto de magnésio. Hoje em dia, o pão que nos aparece à frente é branco como a neve, tem um ótimo aspecto, só que não nos fornece as qualidades daquele sal mineral de que necessitamos.

O nosso tempo de vida vai aumentando. Todavia, a alegria que este fato nos deveria trazer é efêmera, porque embora se viva cada vez mais, a qualidade de vida, que a partir de certa idade varia consoante os genes herdados, passou a ser aleatória e o consumo de medicamentos aumentou vertiginosamente.

As carências de magnésio são cada vez maiores, sem que os interessados tenham consciência disso. Os nossos avôs consumiam diariamente uma média de quinhentos gramas de pão, confeccionado com trigo completo, que não tem a brancura do pão que a maioria das pessoas consome hoje em dia cada cem gramas do pão dos nossos antepassados continham cem miligramas de magnésio, o que afastava qualquer carência deste mineral.

Sabemos hoje que a nossa alimentação diária apenas contém, em média, 200/250 miligramas de magnésio, apesar de as nossas necessidades serem de 300/350 miligramas. Isto equivale a dizer que estamos diariamente com carência em cerca de 200 miligramas de magnésio.

*PRESENTE DAS EMOÇÕES:

O magnésio é, sobretudo, armazenado nos ossos, onde o organismo o vai buscar sempre que precisa. O que acontece com freqüência muitas vezes, a cada emoção a que estamos sujeitos, o organismo faz uma descarga de magnésio no sangue. O magnésio participa nas modificações da permeabilidade e respiração celular. Quando a permeabilidade celular é defeituosa a saúde da célula fica comprometida, arrastando o tecido considerado e todo o organismo.

Nada disto teria muita importância se não soubéssemos que o organismo precisa respeitar uma relação estreita entre o magnésio, o cálcio e o fósforo. E que o desequilíbrio mais freqüente é a falta de magnésio que, na proporção, faz subir os níveis de cálcio, sendo que o excesso deste mineral provoca desequilíbrios grandes: fixa-se nas artérias, tornando-as menos flexíveis, produzindo arteriosclerose e criando deficiências ósseas.

É necessário para o metabolismo do cálcio e da vitamina C, bem como do fósforo, sódio e potássio. É essencial para o funcionamento eficaz dos nervos e dos músculos. Importante para converter em energia o açúcar do sangue. É vulgarmente conhecido como o mineral anti- stress.

Os alcoólicos, de uma maneira geral, têm deficiências de magnésio.

*O QUE PODE FAZER POR SI:

Ajuda a combater a depressão. Desenvolve um sistema cardiovascular mais saudável e contribui para prevenir os ataques cardíacos. Mantém os dentes saudáveis. É útil para evitar os depósitos de cálcio, as pedras nos rins e os cálculos biliares. Proporciona alívio na indigestão. Combinado com o cálcio atua como um tranqüilizante natural.

O magnésio ativa as enzimas que utilizam as vitaminas B1, B2 e B6, uma deficiência deste mineral pode produzir sintomas associados com as insuficiências das vitaminas do complexo B - geralmente convulsões.

Contribui para ativar as enzimas necessárias para a utilização adequada da biotina, vitaminas B1 e C pelo organismo.

É necessária para a estrutura normal dos ossos.

É importante para a formação da tiroxina, a hormona principal da glândula tiroideia.

É necessário para a digestão e a utilização apropriada dos alimentos.

É importante para a reprodução e funcionamento normal do sistema nervoso.

Excelente relaxante muscular.

*MELHORES FONTES NATURAIS:

Cereais integrais, figos, amêndoas, frutos secos, sementes, vegetais de folhas verdes escuras, bananas, ervilhas, beterraba.

*INIMIGOS:

Álcool e diuréticos.


*Bom relaxamento muscular! JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário