quinta-feira, 27 de agosto de 2009

HIPÓCRATES - Pai da Medicina.


Considerado o Pai da Medicina, nasceu na ilha de Cos, 460 anos a.C., e pertence ao ramo de Cos da família Esculápio (ou Asclepiades) por descendência masculina. O termo Esculápio é igualmente empregado para designar os médicos em geral, na medida em que pratica a arte de Esculápio (ou Asclépio), o Deus de medicina na época clássica. Na sua origem, o termo restringe-se aos filhos de Esculápio, Podalira e Machaon, personagens famosos, ambos os médicos e seus descendentes.

Esculápio, fundador da família, ainda não era um Deus no tempo de Homero e sim o príncipe de Tricca, na Tessália, conhecido por seu grande saber médico, que segundo a lenda, adquiriu do centauro Chiron.

Segundo esta tradição, a família de Hipócrates era descendente de Podalira, único dos dois irmãos que sobrevivem à guerra de Tróia (1184-1194 a.C.). Conta-se que ao voltar de Tróia, Podalira perdeu-se, mas foi salvo por um pastor de cabras que o conduziu a Damaithos, rei de Caria, cuja filha Syrna, que havia caído do telhado, foi tratada pelo médico. Como Damaithos estava desesperado, Podalira apelou para o que considerava o remédio ideal para queda do telhado, fazendo sangrias nos dois braços da filha do rei. O rei, cheio de admiração, mostrou o seu reconhecimento dando ao médico a mão de sua filha em casamento.

Podalira fundou duas cidades, uma com o nome de sua mulher, Syrna e outra com o nome do pastor que o salvou.

Os filhos de Podalira nasceram em Syrna, que se tornou assim o berço da família dos Esculápios da Ásia. A família dividiu-se em dois ramos. Um deles fixou-se na pequena ilha de Cos. Este é o ramo da família de Hipócrates. O outro ramo não deixou o continente asiático e instalou-se em Cnida, uma península bem na frente da ilha de Cos. Como a ciência médica transmitia-se de pai para filho, os dois ramos desenvolveram-se igualmente, transformando-se em centros médicos de grande reputação; porém, graças à personalidade e competência de Hipócrates, Cos terminou por eclipsar Cnida e tornou-se o maior centro médico do mundo na época.

Segundo algumas biografias, o grande Hipócrates é o décimo nono descendente de Esculápio e o vigésimo a partir de Zeus. O avô de Hipócrates, também médico, chamava-se Hipócrates, mas nunca alcançou a fama daquele que se tornou conhecido como o pai da medicina.

* O considero também pai do Holísmo! rsrsr, JL.

Um comentário: