sábado, 29 de agosto de 2009

Echinacea angustifolia


A Echinácea (Echinacea angustifolia) é uma planta herbácea vivaz. Desenvolve-se principalmente na América do Norte, México, Louisiana e Florida. É originária das Grandes Planícies americanas. Cresce de forma selvagem nos campos, matas abertas e pastos. Era a erva favorita dos índios americanos, que apresentaram, ao colonizador branco. Eram aplicadas na pele para tratar mordidas de cobra ou de insetos venenosos, queimaduras, abcessos e todos os tipos de dor. Hoje em dia é tomada oralmente para estimular o sistema imunológico e usada para curar ferimentos. É quase tão popular quanto a vitamina C no tratamento de sintomas de resfriado ou de gripe. Os efeitos benéficos da Equinacea já foram documentados, tanto nos Estados Unidos como noutros países, especialmente na Alemanha. É aprovada legalmente em muitas partes da Europa como curativo de ferimentos e agente antiinflamatório.

Acão da Echinacea:

A raiz de Echinacea estimula a aglomeração de glóbulos brancos nas áreas de infecção. Essas células são a primeira ala de defesa contra os maiores agentes infecciosos, como bactérias, fungos e num nível menor, vírus. A Echinacea também aumenta a produção de diversos componentes do sistema imunológicos, principalmente as células auxiliares T4 e o interferon, poderoso agente antiviral. Aumenta a produção dos fibroblastos, células que formam as cicatrizes e o tecido conjuntivo, além de inibir a formação de hialuronidase, uma enzima que decompõe esse tecido.

A Equinacea é, portanto, um antiséptico muito eficaz. Como preventivo, aumenta a resistência do corpo a infecções de todos os tipos e ajuda a combater infecções que já existem, inclusive as do fluxo sanguíneo. É de grande valor para infecções e inflamações crônicas causadas por doenças crônicas, ajudando o corpo a curar-se a si mesmo, ao simular glóbulos brancos, que combatem as infecções. É eficaz contra ataques de bactérias ou vírus, pois, em vez de eliminá-los ela reforça o próprio sistema imunitário do corpo. Por estas razões. Poderá ser muito útil no tratamento de infecções virais como a febre glandular, inflamações da boca ou gengivas, entre outras.

A raiz de Echinacea é conhecida na medicina herbal como um “purificador de sangue”. Isto quer dizer que tem a capacidade de alterar todo o sistema. Afeta o processo de metabolismo para produzir mudanças graduais e benéficas no corpo para que este funcione mais eficientemente.

Usos da Echinacea:

Um dos usos clássicos da raiz de Equinacea é como um remédio interno para problemas de pele: como acne, dermatite, eczema e úlceras de pele. Ajuda a combater a gripe, candidíase, dores de garganta, infecções urinárias, doença pélvica inflamatória, infecções respiratórias, queimaduras, herpes, bronquite, artrite reumatóide e dores de dentes.

*A Echinacea encontra-se: fresca, seca ou como extrato alcoólico, chá, cápsulas, tintura, extrato e em forma de pomada.


*Bom chá de echinacea! JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário